8/20/2015

Gerando o SPED ECF sem complicação!

A geração do arquivo SPED ECF já é possível nos sistemas Fortes Contábil e Fortes Fiscal. A ferramenta permite aos usuários gerar a obrigação acessória do SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal) de forma mais otimizada e em poucos passos.
Para fazer a geração da obrigação acessória dentro do Fortes Contábil  você deve clicar emMovimentos > Gerar Arquivo para SPED ECF, ou, na área de trabalho, clicar no atalho que fica abaixo do nome da empresa.
Para fazer a geração da obrigação acessória dentro do Fortes Fiscal,  você deverá clicar em Movimentos > Obrigações Federais> Gerar Arquivo para SPED ECF, ou, na área de trabalho, clicar no atalho que fica abaixo do nome da empresa.
As informações serão geradas de acordo com o regime tributário da empresa:
Empresa do Lucro Real – Trimestral: Serão gerados os valores de apuração conforme os encerramentos trimestrais realizados no Fortes Contábil. (Ver mais sobre LALUR e LACS).
Empresas do Lucro Real: Estimativa Mensal: Serão gerados os valores de apuração conforme as estimativas mensais calculados pelo Fortes Fiscal e as informações de adições, exclusões e Contas de Compensação pelo Fortes Contábil.
Empresas do Lucro Presumido: Serão gerados os valores de apuração conforme as apurações trimestrais realizadas no Fortes Fiscal.
ECF Tela 1
Após acionar a ferramenta o sistema irá apresentar a tela de geração a ECF com 4 passos a serem seguidos.
Uma observação importante é, caso a opção ‘estabelecimento matriz’ não esteja marcada no cadastro da empresa, o gerador do arquivo da ECF irá apresentar um alerta conforme a imagem abaixo:
ECF Tela 8
Para corrigir o alerta, basta ir em Cadastros > Empresas > Selecionar a empresa que você esta gerando a ECF > Clicar na aba Estabelecimentos > Editar > Marcar a opção “Estabelecimento Matriz” e confirmar a alteração em OK.
Após o preenchimento das informações cadastrais nos padrões exigidos pela ECF, continue a geração do arquivo.
O 1º passo é voltado para os dados iniciais da empresa que esta gerando o arquivo:
Tela SPED
Período: Deverá ser informado o ano calendário da ECF;
Escrituração: Deverá ser informado a finalidade da escrituração. Seja ela “Original” ou “Retificadora”;
Número do Recibo da Escrituração Anterior: Esse campo será habilitado caso a escrituração seja retificadora. Nele deverá ser informado o número de recebido da escrituração já enviada e que será retificada;
Tipo de Escrituração: Esse campo será habilitado quando a empresa for do regime Lucro Presumido, onde deverá ser informado se a empresa é Contábil ou Livro Caixa.
Início de Período: Deverá ser informado o motivo pelo início de período das informações prestadas a ECF;
Situação Especial: Deverá ser informado a situação de entrega do SPED. Caso não haja nenhuma situação especial, basta indicar a opção “Normal”;
Data Especial: Esse campo será habilitado se a empresa estiver mandando alguma situação especial. Nele deverá ser informada a data da situação ocorrida;
(%) Patrimônio em Caso de Cisão: Esse campo será habilitado caso haja uma cisão parcial. Nele deverá ser informada a porcentagem do patrimônio remanescente na cisão.
Após preencher esses campos, você deverá indicar algumas informações com relação à atividade da empresa.
OBS: Nessa tela encontraremos ajudas – o ponto de interrogação que fica ao lado de algumas opções – explicando melhor do que se trata a opção:
ECF Tela 4

Após finalizar o 1º passo, basta clicar em avançar e iremos iniciar o preenchimento da próxima tela.
O 2º passo trata-se dos dados do signatário, ou seja, do responsável pela empresa.
ECF Tela 5
Indicaremos o nome do signatário, a sua qualificação, que pode ser, por exemplo, diretor, administrador, procurador etc, CPF, no caso de pessoa física ou o CNPJ, no caso de pessoa jurídica e UF. O CRC será habilitado quando o responsável da empresa for o contador, nele deverá ser informado a UF e o número da carteira do CRC do contador, telefone com DDD e o e-mail.
Clicamos em avançar novamente e vamos a 3ª tela.
No 3º Passo, o usuário deverá informar os dados complementares. É importante que o usuário leia campo a campo e identifique as opções em que a atividade da empresa esteja enquadrada, pois a mesmas serão de grande importância para a análise do arquivo dentro do validador.
ECF Tela 6
E para finalizar, iremos para a 4ª tela.
No 4º Passo teremos que informar o caminho onde iremos salvar o arquivo da ECF gerado pelo sistema Fortes Contábil.
Para isso, basta clicarmos no botão dos três pontinhos e indicar onde salvaremos o arquivo.
ECF Tela 7
Feito os 4 passos você deverá clicar em “Gerar” e aguardar a finalização do processo.
Fonte: http://blog.fortesinformatica.com.br/

2 comentários: