7/31/2013

SET/RN tem novo horário de atendimento a partir de amanhã(1º)‏



A Secretaria Estadual de Tributação tem novo horário de atendimento a partir desta quinta-feira(1º). A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira(31), através da Portaria 67/2013 GS/SET, e determina que o expediente será das 9h às 15h em todas as unidades do Órgão. A exceção caberá aos setores que desempenham atividades de fiscalização de trânsito e itinerância fiscal.

Portaria 067/2013 GS/SET na íntegra

Fonte: CRC-RN

7/29/2013

ICMS - Republicado ato que altera as MVA para combustíveis, lubrificantes e outros produtos


Por meio de ato do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), foi republicado
ato que altera as Tabelas I, II e III anexas ao Ato Cotepe/ICMS nº 21/2008 , o qual 
divulga as margens de valor agregado (MVA) a que se refere a cláusula oitava do Convênio
ICMS nº 110/2007, que dispõe sobre o regime de substituição tributária nas operações com 
combustíveis e lubrificantes, derivados ou não de petróleo, e com outros produtos, com 
aplicação a partir de 1º.08.2013.
(Ato Cotepe/MVA nº 7/2013 - DOU 1 de 25.07.2013, ret. no de 26.07.2013 e rep.
no de 29.07.2013)

Fonte: Editorial IOB

7/12/2013

Oportunidade de emprego


A empresa Santana Textiles está com vaga disponível para o cargo de Analista Fiscal. Os interessados devem, necessariamente: 
  • Ter graduação em Ciências Contábeis (completa ou cursando a partir do 7° período);
  • Ter experiência na área fiscal;
  • Conhecimento em informática a nível intermediário;
  • Conhecimento em SINTEGRA, SPED, GIM, DCTF e DACON;
  • Conhecimento em geração de nota fiscal de devolução;
Dentre as atividades que serão desenvolvidas, o selecionado atuará na célula fiscal, com conciliação de estoque e do ICMS, livro fiscal, apurações de PIS, COFINS, ICMS e IPI, além de registro de entrada e saída de notas fiscais.
Os interessados devem enviar o currículo para ysiabraglia@santanatextiles.com. 
Veja outra oportunidade de emprego

Receita Federal dá aproveitamento ecológico aos resíduos de mercadorias destruídas


Vídeo, produzido pela TV Receita, mostra como são aproveitados os resíduos, oriundos da destruição, de mercadorias apreendidas nas operações de combate ao contrabando, ao descaminho, à pirataria e a outros ilícitos aduaneiros realizados pela Receita Federal.
Durante o XI Mutirão de Destruição de Mercadorias, realizado no mês de junho, a Receita Federal demonstrou, em Foz do Iguaçu, como se dá a inutilização, com uso de equipamentos próprios, de cigarros, CDs, bebidas, isqueiros, relógios e até mesmo veículos utilizados nos crimes. O vídeo mostra também como se desenvolveu a tecnologia para aproveitamento dos resíduos, além das diversas parcerias firmadas mediante convênios com universidades e organizações não governamentais envolvidas no processo.

7/10/2013

SENAI-RN qualifica microempreendedores no Seridó

O R K Contabilidade em parceria com o SENAI esteve presente na feira do MEI prestando orientações sobre a formalização, alteração e gestão dos Microempreendedores Individuais  
Durante a primeira semana de julho foi realizada em todo o Brasil a Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI). Uma iniciativa do Sebrae, a programação tem como objetivo capacitar e formalizar microempreendedores, mobilizando profissionais autônomos e empreendedores em várias regiões.
No mesmo período, foi realizada em Caicó/RN a 1ª Feira do Empreendedor Individual do Seridó, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. Durante os dias 05 e 06 de julho, mais de trinta expositores participaram da primeira feira de negócios para a categoria MEI, realizada no Rio Grande do Norte.
O Sistema FIERN foi parceiro do evento, por meio Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN). A equipe da unidade do SENAI de Caicó esteve presente com um estande na Feira e, durante os dois dias, atendeu com orientações sobre cursos disponíveis para o fortalecimento de negócios de micro e pequeno porte e benefícios da formalização.
Muitos microempreendedores relataram que apostaram na criação e formalização do novo negócio após a qualificação do SENAI. “Nossa instituição sente-se satisfeita quando constatamos que autônomos decidiram trabalhar por conta própria depois de participarem de cursos profissionalizantes. Temos exemplo de pessoas que participaram de cursos nas áreas de alimentação e construção civil e hoje tem o próprio negócio, como microempreendedores individuais”, enfatizou Francinaldo dos Santos, diretor do SENAI em Caicó.
Os expositores e visitantes da Feira do Empreendedor Individual do Seridó puderam conhecer as áreas tecnológicas de atuação do Centro de Unidades Móveis de Formação Profissional Manoel Torres de Araújo (SENAI). “Os microempreendedores já formalizados também buscam a qualificação do SENAI para garantir mais conhecimento e expandir suas atividades”, observou Francinaldo.
Na avaliação do consultor do Sebrae, José Rangel, o SENAI é um grande parceiro dos microempreendedores. “Percebemos que os trabalhadores qualificados pelo SENAI despertam para as oportunidades de suas atividades. Quando chegam ao Sebrae em busca de orientações, percebemos que eles querem crescer e isso retrata a importância dos serviços de aprendizagem para o fortalecimento da nossa economia”, destacou Rangel do Sebrae.
A Feira do Empreendedor Individual do Seridó fortaleceu a marca dos produtores seridoenses formalizados que faturam até 60 mil reais e se enquadram na categoria MEI. A próxima edição do evento deverá ser realizada ainda este ano, em Parelhas. A ideia do Sebrae e demais parceiros é criar o circuito de feiras de negócios para essa categoria.
Fonte: FIERN