O R K Contabilidade em parceria com o SENAI esteve presente na feira do MEI prestando orientações sobre a formalização, alteração e gestão dos Microempreendedores Individuais
Durante a primeira semana de julho foi realizada em todo o Brasil a Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI). Uma iniciativa do Sebrae, a programação tem como objetivo capacitar e formalizar microempreendedores, mobilizando profissionais autônomos e empreendedores em várias regiões.
No mesmo período, foi realizada em Caicó/RN a 1ª Feira do Empreendedor Individual do Seridó, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. Durante os dias 05 e 06 de julho, mais de trinta expositores participaram da primeira feira de negócios para a categoria MEI, realizada no Rio Grande do Norte.
O Sistema FIERN foi parceiro do evento, por meio Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN). A equipe da unidade do SENAI de Caicó esteve presente com um estande na Feira e, durante os dois dias, atendeu com orientações sobre cursos disponíveis para o fortalecimento de negócios de micro e pequeno porte e benefícios da formalização.
Muitos microempreendedores relataram que apostaram na criação e formalização do novo negócio após a qualificação do SENAI. “Nossa instituição sente-se satisfeita quando constatamos que autônomos decidiram trabalhar por conta própria depois de participarem de cursos profissionalizantes. Temos exemplo de pessoas que participaram de cursos nas áreas de alimentação e construção civil e hoje tem o próprio negócio, como microempreendedores individuais”, enfatizou Francinaldo dos Santos, diretor do SENAI em Caicó.
Os expositores e visitantes da Feira do Empreendedor Individual do Seridó puderam conhecer as áreas tecnológicas de atuação do Centro de Unidades Móveis de Formação Profissional Manoel Torres de Araújo (SENAI). “Os microempreendedores já formalizados também buscam a qualificação do SENAI para garantir mais conhecimento e expandir suas atividades”, observou Francinaldo.
Na avaliação do consultor do Sebrae, José Rangel, o SENAI é um grande parceiro dos microempreendedores. “Percebemos que os trabalhadores qualificados pelo SENAI despertam para as oportunidades de suas atividades. Quando chegam ao Sebrae em busca de orientações, percebemos que eles querem crescer e isso retrata a importância dos serviços de aprendizagem para o fortalecimento da nossa economia”, destacou Rangel do Sebrae.
A Feira do Empreendedor Individual do Seridó fortaleceu a marca dos produtores seridoenses formalizados que faturam até 60 mil reais e se enquadram na categoria MEI. A próxima edição do evento deverá ser realizada ainda este ano, em Parelhas. A ideia do Sebrae e demais parceiros é criar o circuito de feiras de negócios para essa categoria.
Fonte: FIERN