9/01/2011

CRC-RN defende prorrogação prazo para implantação do SPED Fiscal no RN



O Conselho Regional de Contabilidade do RN participou da audiência pública da Assembleia Legislativa que discutiu a proposta de ampliação do prazo de entrega do SPED Fiscal nesta terça-feira, 30. Ao lado de conselheiros, contabilistas, empresários e do secretário estadual de Tributação, José Airton, o CRC-RN buscou alternativas para que o prazo final da implantação do programa, previsto para o próximo dia 30 de setembro, seja prorrogado.

A intenção, segundo o presidente do CRC-RN, Everildo Bento, é dar mais tempo para que as empresas possam cumprir as exigências e capacitar os funcionários para que possam lidar com o novo sistema. ?Sem preparo, empresários e profissionais de tecnologia da informação irão ter problemas, porque ainda falta treinamento e principalmente tempo para que todas as informações sejam comunicadas?, pontua Everildo. O presidente ainda ressalta que, para que a situação ocorra de maneira equilibrada, seria preciso que o prazo de entrega do fato gerador também fosse prorrogado.

O SPED Fiscal substituiu o uso de papel e irá concentrar em um sistema, a escrituração fiscal e contábil das empresas, facilitando o acesso do governo á movimentação empresarial. O pleito dos empresários e dos demais órgãos representativos é prorrogar o prazo de implantação para janeiro de 2012, com escalonamento, dependo do faturamento da empresa. O secretário estadual de Tributação deu sinais de que o pedido possa ser atendido e deve emitir uma posição até o final desta semana.

Eles se baseiam nas decisões de outros estados, como São Paulo, que deliberou e prorrogou o prazo. ?Não é um sistema simples e ainda há muito que ser feito para que as empresas e os profissionais dominem a ferramenta sem que haja perdas. O CRC-RN, junto com parceiros, está atento e envolvido na promoção de cursos de capacitação e orientação para que os contabilistas possam se familiarizar com o sistema, auxiliando e garantindo a segurança na transmissão dos dados das empresas?, conclui o presidente Everildo Bento.

Neste dia 1 de setembro, o auditor da SET/RN, Luiz Augusto Dutra, ministrará uma palestra 
sobre SPED Fiscal, no auditório do Sindifern.

Fonte: CRC/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário